Caem no vestibular

Vamos ver alguns temas de geografia que caem no vestibular.
1 Globalização: A globalização é um processo marcado pela internacionalização das relações econômicas e sociais. Algumas de suas consequências são a integração cultural mundial, a expansão das empresas multinacionais e a organização dos países em blocos econômicos.
2 Teorias demográficas: É importante conhecer as principais teorias - Malthusiana, Reformista e Neomalthusiana - e também saber fazer relações entre elas. A teoria Reformista, por exemplo, surgiu como reposta à Malthusiana; já a teoria Neomalthusiana se popularizou devido ao baby boom após a Segunda Guerra Mundial. Outro ponto fundamental é perceber o erro do pensamento de Malthus, que subestimou a capacidade de produção de alimentos e não ponderou o problema da distribuição desigual.
3 Relevo: É interessante saber relacionar os processos de formação dos diferentes tipos de relevo (planaltos, depressões, planícies) com as principais formas que temos no Brasil hoje. Por exemplo, como o país se encontra no centro da placa tectônica Sul-Americana, afastado da região de encontro das placas, não existem dobramentos modernos em seu território. Como consequência, as altitudes do território brasileiro são predominantemente baixas. Também é importante entender o papel de agentes externos como chuva, vento e variação de temperatura na transformação e erosão desses relevos.
Por hoje é isso amanha tem a continuação 


Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/10-temas-de-geografia-que-mais-caem-no-vestibular/

Comentários

  1. Boa ideia essa colocar coisas pra estudantes neste blog parabens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regiões Metropolitanas do Brasil

Tipos de Transporte

Exercícios sobre paisagem, espaço, e lugar